A Terapia da Autonomia propõe uma prática terapêutica diferenciada, utilizando como referenciais teóricos a Terapia Existencial e a Abordagem Centrada na Pessoa, atuando com os seguintes princípios e valores:


A VIDA COMO POSSIBILIDADES


A vida como possibilidades

A vida é encarada como um processo fluido e aberto a inúmeras possibilidades e caminhos a serem experimentados, e não como algo rígido ou já definido. Todas as experiências que vivenciamos se transformarão em aprendizagem para o nosso desenvolvimento pessoal, ampliando nossa percepção de mundo e de nós mesmos.

É por meio das experiências que vamos nos aproximando ou distanciando do que nos faz sentido, do que queremos e do que não queremos. Todas as experiências nos servem como matéria-prima na construção do que somos ou do que poderemos nos tornar, de nossos gostos e aversões, de nossos modos de ser e de se pronunciar no mundo.


EXPERIMENTAR - SAIR DE SI


Para encontrar o que para nós é saudável ou não, é essencial nos permitir, de tempos em tempos, respirar outros ares, andar por outros caminhos, conversar com pessoas diferentes, viajar, etc. Deste modo nos abrimos a outros olhares sobre nós mesmos e sobre a vida que vivemos, quando nos distanciamos um pouco de nossa rotina, percebemos melhor onde estamos e o que estamos fazendo.

Esse movimento de sair de si pode gerar um desequilíbrio inicialmente, para depois ir em direção de um equilíbrio autêntico, pois saímos de onde estamos para ir além. É por meio desses movimentos nos aproximamos do que sentimos, e que podemos ter cada vez maior consciência do nós mesmos, percebendo melhor o que se afina com o nossos sentimentos.


ATENDIMENTO TERAPÊUTICO


Acompanhando a caminhada pessoal

O atendimento terapêutico é um momento de liberdade para se mostrar como é e compartilhar suas questões e dificuldades. O terapeuta incentiva um diálogo sincero por meio de um contato permissivo, para que a pessoa se sinta a vontade para expressar o que sente, o que quer, o que gosta e o que desgosta.

A pessoa é convidada a compartilhar seus sentimentos e experiências, enquanto que o terapeuta se esforça para se aproximar de sua realidade e compreender suas experiências, para juntos encontrarem caminhos para a resolução de suas dificuldades ou empasses e promover seu bem-estar psíquico.


SAÚDE PSÍQUICA


A saúde psíquica não é encarada como um conceito definido, onde a pessoa tenha de se ajustar num modelo para que seja saudável. Pelo contrário, a saúde psíquica é vista como distintas experiências que cada indivíduo vivencia e interpreta para si mesmo como saudáveis, o que é saudável para uma pessoa pode não ser para outra.

Durante o processo terapêutico vamos percebendo por meio do diálogo e da compreensão o que para cada pessoa é saudável e o que não é. O foco está justamente no encontro do que para cada individuo é saudável e bom.


LIBERDADE DE SER


Cada pessoa tem o direito de ser como quiser, a intenção da terapia está em buscar os laços de saúde nas diferenças particulares de cada um e não em tentar adequar a pessoa a um modo de ser. Para isso, busca-se compreender junto com a pessoa seus caminhos e experiências, com respeito ao seu modo de ser e encarar a vida.

O atendimento terapêutico é uma relação autêntica entre um ser humano e outro ser humano, sem máscaras, buscando a aproximação e a sinceridade, caminhando junto com a pessoa em sua jornada pessoal e encontrando novas possibilidades saudáveis para sua história de vida.

"O resultado da psicoterapia é tornar-se uma pessoa autônoma,
capaz de ser o que é, e de escolher o seu caminho."
(Carl Rogers)