Terapeuta holístico é um profissional que atua no tratamento visando a integração de cada pessoa em seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sutis, tendo em vista a sua integridade, promovendo uma melhora da qualidade de vida e do autoconhecimento.

A palavra holismo vem do grego "holos", que significa todo. O holismo propõe uma abordagem que atua no problema como um todo, não fragmentado ou tratado apenas por suas partes, assim objetiva tratar da pessoa em sua existência, seu contexto e suas relações.

O terapeuta entende que determinado problema que aflige o indivíduo é resultante de um desequilíbrio. A terapia tem como objetivo resgatar o equilíbrio do indivíduo. Para tal, este profissional pode utilizar de diversos métodos e abordagens: psicoterapia, aromaterapia, cromoterapia, massoterapia, acupuntura, do-in, terapia corporal, entre outros.

O terapeuta holístico utiliza em seus trabalhos os métodos mais naturais e brandos possíveis, buscando desenvolver o auto-equilíbrio da pessoa atendida, despertando-lhe seus próprios recursos harmonizantes. As características deste profissional são a sensibilidade, intuição, gostar de ouvir, paciência, gostar de estudar, autodidatismo e "mente aberta".

Para se tornar um terapeuta holístico não é necessário ter uma formação específica, pois a profissão não é regulamentada por lei federal. Porém, como em qualquer área, é muito importante que tenha formação em cursos e estudos contínuos, inclusive experiência prática.

A associação a órgãos regulamentadores é opcional, visto que auxilia o profissional a ter um reconhecimento de classe, apesar que independente disso o exercício da profissão é lícito.